A Secretaria de Relações Comunitárias e Cidadania, por meio da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, promove a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, até sábado, dia 23, a Semana da Consciência Negra, que marca as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima quarta-feira, dia 20.

Segundo a titular da coordenadoria, Sônia Maria de Freitas, várias atividades foram programadas para marcar esta importante data do calendário nacional, uma homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares Zumbi. O Dia é marcado pela luta contra o preconceito racial.

A abertura da semana acontece no Colégio Estadual Olavo Bilac, na segunda-feira, às 19 horas, com a palestra “Dia da Consciência Negra”, ministrada pelo professor Amauri Mendes Pereira, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em História da África pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA). O Colégio fica na Rua Presidente Vargas, no Campos Elíseos.

A semana segue na terça, 19, com Roda de Samba a partir das 20h, no Salão de Festas Torres, localizado no shopping São Carlos, no Jardim Jalisco; na quarta, 20, às 20 horas, acontece o Baile Charme, no salão Torres; na quinta, 21, às 19 horas, no Colégio Olavo Bilac, 10 pessoas que promovem a igualdade racial na região serão homenageadas com o certificado “Valdirene de Souza”, em alusão a jongueira resendense que contribuiu para a promoção da igualdade racial e resgate da cultura afro no município; na sexta, 22, às 19 horas, o Colégio Olavo Bilac será palco de diversas atividades culturais, como jongo, capoeira e hip hop; e encerrando a semana, no sábado, 23, às 23 horas, um show com a cantora Zezé Motta, na ARBR (Associação Recreativa da Beira Rio), no bairro Elite. Todas as atividades têm entrada gratuita.