A Prefeitura de Resende já esquenta os tamborins com a programação do Pré-Carnaval, que começa nesta sexta-feira, dia 21, com a eleição do Rei e da Rainha do Carnaval, ensaio das baterias dos blocos carnavalescos e Batalha de Confetes. O evento com entrada franca será na Associação Recreativa Beira Rio (ARBR), localizada no Bairro Itapuca, a partir das 19 horas.

Quem quiser participar do concurso tem até quarta-feira, dia 19 de fevereiro, para se inscrever. O regulamento pode ser obtido no link: resende.rj.gov.br/conteudo/downloads/RegulamentoREIERAINHA_Carnaval2014_Resende.pdf.

A programação segue no sábado, dia 22, quando acontece o tradicional Desfile do Bloco Crustáceos da Manguaça, com animação da Banda de Marchinha Gato Preto e da bateria da Escola de Samba Império Serrano. A concentração será às 13h, no Calçadão, próximo à Ponte Velha.

Já na terça-feira, dia 25, o público pode conferir o ensaio do Bloco Chuveiro de Prata, com o Grito de Carnaval das Marchinhas, a partir das 19h, no Espaço Z. O evento é aberto ao público e contará com apresentação do Coral da Escola de Música Maestro Vicente Aniceto Senna, da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. No repertório, marchinhas carnavalescas famosas como “Cabeleira do Zezé”, “Alalaô”, “Aurora”, “Mamãe eu quero” e “Abre Alas”.

Com o tema “Carnaval é na Avenida”, o Município fará este ano uma homenagem ao resendense Eloy Antero Dias, mais conhecido como Mano Elói, um dos mais respeitados sambistas brasileiro. Nascido no distrito de Engenheiro Passos, no ano de 1889, aos 15 anos, Elói foi morar no Rio de Janeiro onde frequentou tradicionais redutos do samba carioca. Compositor, cantor, exímio passista e instrumentista, Mano Elói também foi um dos fundadores de duas escolas de samba que mais tarde deram origem as tradicionais Portela e Império Serrano.

A programação completa do Carnaval 2014 de Resende está no site da Prefeitura.