A Prefeitura de Resende, através da Secretaria de Saúde, anunciou nesta semana a antecipação dos mutirões de limpeza e combate à dengue no Município. O cronograma será iniciado neste sábado, dia 23, das 8 às 13 horas, no bairro Jardim Aliança, que receberá uma equipe formada por fiscais sanitários e agentes comunitários.

– Nosso cronograma foi antecipado como forma de prevenção à dengue, e seguiremos com este trabalho até o mês de maio do ano que vem – comenta a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque.

Segundo a Superintendência, os trabalhos contam com o apoio de caminhões e máquinas retroescavadeiras. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Obras e Serviços Públicos e a Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR). O calendário do mutirão será definido semanalmente, de acordo com os números de casos notificados e o índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue.

– O objetivo do mutirão é recolher recipientes que acumulam água, como garrafas, pneus, latas velhas, tambores, entre outros. Lembrando que o trabalho não tem como foco a retirada de entulhos e restos de obras – reforça Lúcia Albuquerque.

A superintendente destaca que 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão dentro das residências, por isso alerta que a população deve redobrar a atenção para evitar o acúmulo de água parada e manter caixas d’água sempre fechadas.

– O trabalho da Prefeitura não é eficaz se não houver a participação da comunidade. Por isso pedimos a colaboração dos moradores no trabalho diário de combate à dengue – destaca.