A 46ª Exapicor Família reservou um espaço especial para a cultura, através da Arena Cultural. Ao longo dos seis dias de festa, serão oferecidas programações diversificadas como Mostras de Dança, Teatro, Anime, Cultura Japonesa e ainda apresentações de corais e da Banda Sinfônica e da Big Band da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). O espaço é incentivado pela Lei Rouanet.

Na quinta-feira, 26, a programação será reservada para a Mostra de Teatro, com a peça Muito Além do Jardim, com o grupo Coletivo Sala Preta (Barra Mansa), a partir das 18 horas; e logo após, a partir das 20 horas, o público poderá conferir de perto a peça resendense ‘Vinícius de Moraes é demais!’. Na sexta-feira, 27, acontece a partir das 19 horas, o Encontro de Corais, com Coral Infantil da Escola de Música, Coral Jovem e Adulto da Escola de Música, Coral dos Funcionários da Prefeitura de Resende e do Coral de Visconde de Mauá; e a partir das 21 horas, a Arena Cultura será o palco do Baile da Terceira Idade.

No sábado, dia 28, a tradição oriental tomará conta da Arena Cultura, com a Mostra de Anime, com o filme ‘Bravo! Grande Batalha de Samurais’ (11 horas) e ‘5 Centímetros por segundo’ (13 horas). No mesmo dia também acontece a Mostra Cultura Japonesa, com Dança Típica Japonesa Bom-Odori (14h30), Tambores Japoneses – Taiko (15 horas), Apresentação de Cosplayers (15h30) e Trio Kagurazaka (16 horas). Fechando o dia, às 20 horas, Baile da Terceira Idade.

Já no domingo, 29, a Mostra de Anime segue com o filme ‘O Lugar Prometido em Nossa Juventude’ (11 horas) e ‘Kappa – O Duende do Rio e o Sampei’ (13 horas). Para encerrar o último dia de Exapicor, a programação prevê muita música, com o Raízes Musicais: Arilene Teodoro – Moda Sertaneja apresenta-se às 15 horas, seguido de Nós da Corda (16 horas), Pedra Sonora (17 horas) e Samba Quebrado (18 horas).